Segunda leitura
Do Tratado sobre Caim e Abel, de Santo Ambrósio, bispo
(Lib. 1,9,34.38-39: CSEL 32,369.371-372)
(Séc. IV)
Deve-se orar especialmente por todo o Corpo da Igreja
Imola a Deus um sacrifício de ação de graças e cumpre teus votos ao Altíssimo (Sl 49,14). Louvar a Deus é fazer um voto de louvor e cumpri-lo. Por isto o samaritano se sobressai aos demais porque, ao ser purificado com os outros nove da lepra, pela palavra do Senhor, voltou sozinho a Cristo e engrandeceu a Deus com ação de graças. Dele disse Jesus: Não houve dentre eles quem voltasse e desse graças a Deus a não ser este estrangeiro. E dirigindo-se a ele: Levanta-te e vai; tua fé te salvou (Lc 17,18-19).
O
Senhor de modo divino também te ensinou a bondade do Pai que sabe dar
coisas boas, para que ao Bom peças tudo o que é bom. E aconselhou a orar
com instância e repetidamente; não em prece fastidiosa pela duração,
mas continuada pela frequência. Futilidades afogam, as mais das vezes, a
longa oração, e na muito interrompida facilmente se insinua o descuido.
Exorta
ainda a que, quando lhe pedes perdão para ti, saibas que será concedido
sobretudo aos outros, na medida em que apoiares o pedido com a voz de
tuas obras. O Apóstolo também ensina que se deve orar sem ira nem
contestação, para que não se turve, não se altere tua súplica. E ainda
ensina que se há de rezar em todo lugar (cf. 1Tm 2,8), pois disse o
Salvador: Entra em teu quarto (Mt 6,6).
Não
entendas, porém, um quarto cercado por paredes, onde teu corpo fica
fechado, mas o quarto que existe dentro de ti, onde são encerrados teus
pensamentos, onde moram teus sentimentos. Este quarto de tua oração em
toda parte está contigo, em toda parte é secreto, sem outro juiz que não
Deus só.
Aprendeste
também que se deve rezar principalmente pelo povo, quer dizer, pelo
Corpo inteiro, por todos os membros de tua Mãe, onde se nota a mútua
caridade. Se, pois, pedes por ti, somente por ti rogarás. E se apenas
por si roga cada qual, será menor a graça do pecador do que a do
intercessor. Agora, porém, já que cada um pede por todos, então todos
rezam por cada um.
Portanto,
para resumirmos, se apenas pedes por ti somente, como dissemos, pedirás
por ti. Ao passo que se pedes por todos, todos pedirão por ti. Na
verdade também tu estás em todos. É assim grande a recompensa: que pela
intercessão de um se beneficie o povo inteiro. Não há nisto nenhuma
arrogância; porém, há maior humildade e mais copiosos frutos.
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