sábado, 25 de setembro de 2021

26/set/21, Domingo da 26ª semana do Tempo Comum


Podcast Ofício das Leituras nº 447



Título: 

Por graça fostes salvos



Fonte: 

Início da Epístola aos filipenses, de São Policarpo, bispo e mártir



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4299



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/1ws-Me1b5yI



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/36cvGMy



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/2RZgNok



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


sexta-feira, 24 de setembro de 2021

25/set/21, Sábado da 25ª semana do Tempo Comum


Podcast Ofício das Leituras nº 445



Título: 

O rio impetuoso alegra a cidade de Deus



Fonte: 

Dos Tratados sobre os Salmos, de Santo Hilário, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4290



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/ZqjtEbC6edk



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/2Eybbyb



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/2Hoe4CL



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


quinta-feira, 23 de setembro de 2021

24/set/21, Sexta-feira da 25ª semana do Tempo Comum


Podcast Ofício das Leituras nº 443



Título: 

Os pastores bons estão todos no único pastor



Fonte: 

Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4285



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/5NiCo1eNIJo



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/3csJfbu



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/3kJVUd9



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SÃO PIO DE PIETRELCINA, PRESBÍTERO

 Memória

Nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio. No dia seguinte, foi batizado com o nome de Francisco, e mais tarde seria, de fato, um grande seguidor de são Francisco de Assis.

Aos dezesseis anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, da cidadezinha de Morcone, onde vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de frei Pio. Foi ordenado padre em 1910, no Convento de Benevento.

Padre Pio passou toda a sua vida contribuindo para a redenção do ser humano, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da santa missa. Empenhou-se, assiduamente, na oração. Passava o dia e grande parte da noite conversando com Deus. Ele dizia: "Nos livros, procuramos Deus; na oração, encontramo-lo. A oração é a chave que abre o coração de Deus".

Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma, em razão de sua enfermidade e, ao longo de vários anos, suportou com serenidade as dores das suas chagas. Faleceu no dia 23 de setembro de 1968, aos oitenta e um anos de idade.
____________________ 

Segunda leitura
Do Decreto Presbyterorum ordinis sobre o ministério e a vida dos presbíteros, do Concílio Vaticano II
( N.12 )
(Séc.XX)

 A vocação dos presbíteros à perfeição
 
Pelo sacramento da Ordem, os presbíteros são configurados com Cristo sacerdote, na qualidade de ministros da Cabeça, para construir e edificar todo o seu corpo que é a Igreja, como cooperadores da ordem episcopal. De fato, já pela consagração do batismo receberam, como todos os cristãos, o sinal e o dom de tão grande vocação e graça para que, apesar da fraqueza humana, possam e devam procurar a perfeição, segundo a palavra do Senhor: Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48).

Os sacerdotes, porém, estão obrigados por especial motivo a atingir tal perfeição, uma vez que, consagrados a Deus de modo novo pela recepção do sacramento da Ordem, se transformaram em instrumentos vivos de Cristo, eterno Sacerdote, a fim de poderem continuar através dos tempos sua obra admirável que reuniu com suma eficiência toda a família humana.

Como, pois, cada sacerdote, a seu modo, faz as vezes da própria pessoa de Cristo, é também enriquecido por uma graça especial, para que, no serviço dos homens a ele confiados e de todo o povo de Deus, possa alcançar melhor a perfeição daquele a quem representa, e para que veja a fraqueza do homem carnal curada pela santidade daquele que por nós se fez Pontífice santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores (Hb 7,26).

Cristo, a quem o Pai santificou, ou melhor, consagrou e enviou ao mundo, se entregou por nós, para nos resgatar de toda a maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem (Tt 2,1), e assim, pela Paixão, entrou na sua glória. De modo semelhante, os presbíteros, consagrados pela unção do Espírito Santo e enviados por Cristo, mortificam em si mesmos as obras da carne e dedicam-se totalmente ao serviço dos homens, e assim podem progredir na santidade pela qual foram enriquecidos em Cristo, até atingirem a estatura do homem perfeito.

Deste modo, exercendo o ministério do Espírito e da justiça, se forem dóceis ao Espírito de Cristo que os vivifica e dirige, firmam-se na vida espiritual. Pelas próprias ações sagradas de cada dia, como também por todo o seu ministério, exercido em comunhão com o bispo e com os outros presbíteros, eles mesmos se orientam para a perfeição da vida.

A santidade dos presbíteros, por sua vez, contribui muitíssimo para o desempenho frutuoso do próprio ministério; pois, embora a graça divina possa realizar a obra da salvação também por meio de ministros indignos, contudo Deus prefere, segundo a lei ordinária, manifestar as suas maravilhas através daqueles que, dóceis ao impulso e direção do Espírito Santo, pela sua íntima união com Cristo e santidade de vida, podem dizer com o Apóstolo: Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim (Gl 2,20).
 
 

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

23/set/21, Quinta-feira da 25ª semana do Tempo Comum


Podcast Ofício das Leituras nº 441



Título: 

Em boas pastagens apascentarei minhas ovelhas



Fonte: 

Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4280



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/sQSLNcWCMR8



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/3hW5DLB



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/2FNexOJ



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


terça-feira, 21 de setembro de 2021

22/set/21, Quarta-feira da 25ª semana do Tempo Comum


Podcast Ofício das Leituras nº 440



Título: 

Fazei o que dizem, não o que fazem



Fonte: 

Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4274



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/cC8sNMpPK-o



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/3hS2Wut



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/3kG6Ato



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SÃO MATEUS, APÓSTOLO E EVANGELISTA

 Festa

Nasceu em Cafarnaum, e exercia a profissão de cobrador de impostos quando Jesus o chamou. Escreveu o Evangelho em língua hebraica e, segundo uma tradição, pregou no Oriente.
_________________________________ 


Segunda leitura

Das Homilias de São Beda Venerável, presbítero

(Hom. 21:CCL, 122,149-151)
(Séc.VI)

Jesus viu-o, compadeceu-se dele e o chamou
Jesus viu um homem chamado Mateus, assentado à banca de impostos, e disse-lhe: 
Segue-me (Mt 9,9). Viu-o não tanto com os olhos corporais quanto com a vista da íntima compaixão. Viu o publicano, dele se compadeceu e o escolheu. Disse-lhe então: Segue-me. Segue, quis dizer, imita; segue, quis dizer, não tanto pelo andar dos pés, quanto pela realização dos atos. Pois quem diz que permanece em Cristo, deve andar como ele andou (1Jo 2,6).

E levantando-se, o seguiu (Mt 9,9). Não é de admirar que o publicano, ao primeiro chamado do Senhor, tenha abandonado os lucros terrenos de que cuidava e, desprezando a opulência, aderisse aos seguidores daquele que via não possuir riqueza alguma. Pois o próprio Senhor que o chamara exteriormente com a palavra, interiormente lhe ensinou por instinto invisível a segui-lo, infundindo em seu espírito a luz da graça espiritual. Com esta compreenderia que quem o afastava dos tesouros temporais podia dar-lhe nos céus os tesouros incorruptíveis. E aconteceu que, estando ele em casa, muitos publicanos e pecadores vieram e puseram-se à mesa com Jesus e seus discípulos (Mt 9,10). A conversão de um publicano deu a muitos publicanos e pecadores o exemplo da penitência e do perdão. Belo e verdadeiro prenúncio! Aquele que seria apóstolo e doutor dos povos, logo no primeiro encontro arrasta após si para a salvação um grupo de pecadores. Assim inicia o ofício de evangelizar desde os primeiros começos de sua fé aquele que viria a realizar este ofício plenamente com o merecido progresso das virtudes. Contudo se quisermos indagar pelo sentido mais profundo deste acontecimento nós o entenderemos: a Mateus foi muito mais grato o banquete na casa do seu coração, preparado pela fé e pelo amor do que o banquete terreno que ele ofereceu ao Senhor. Atesta-o aquele mesmo que diz: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo (Ap 3,20).

Ouvindo a sua voz, abrimos a porta para recebê-lo, ao aceitarmos de bom grado suas advertências secretas ou evidentes e nos pormos a realizar aquilo que compreendemos como o nosso dever. Ele entra para que ceemos, ele conosco e nós com ele, porque, pela graça de seu amor, habita nos corações dos eleitos para alimentá-los sempre com a luz de sua presença. Possam assim os eleitos cada vez mais progredir no desejo do alto, e ele mesmo se alimente com os desejos deles como com pratos deliciosos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

21/set/21, Terça-feira da 25ª semana do Tempo Comum


Podcast Ofício das Leituras nº 439



Título: 

A Igreja, qual videira, ao crescer estende-se por todos os lados



Fonte: 

Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4270



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/bwcdejiX9ds



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/3j5s9mR



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/35U7Ip2



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SANTO ANDRÉ KIM TAEGÓN, PRESBÍTERO, E PAULO CHÓNG HASANG, E SEUS COMPANHEIROS, MÁRTIRES

 Memória

No início do século XVII, a fé cristã entrou pela primeira vez em terras da Coréia, por iniciativa de alguns leigos, de cujo esforço, sem pastores, surgiu uma comunidade forte e fervorosa. Só em 1836 os primeiros missionários, vindos da França, entraram furtivamente no país. Nesta comunidade, floresceram, com as perseguições de 1839, 1846 e 1866, cento e três mártires, entre os quais sobressaem o primeiro sacerdote e ardoroso pastor de almas André Kim Taegón e o insigne apóstolo leigo Paulo Chóng Hasang, a que se juntaram muitos leigos, homens e mulheres, casados e solteiros, velhos, jovens e crianças. Todos eles consagraram com seu testemunho e sangue as primícias da Igreja coreana.
_________________________ 


Segunda leitura
Da última Exortação de Santo André Kim Taegón, presbítero e mártir

(Pro Corea. Documenta., ed. Mission Catholique Séoul, Séoul-Paris 1938, Vol. I, 74-75)

(Séc. XIX)

A fé é coroada pelo amor e a perseverança

Meus caríssimos irmãos e amigos, considerai como Deus no princípio dos tempos dispôs os céus, a terra e todas as coisas; meditai também com que especial intenção criou o ser humano à sua imagem e semelhança.

Se, pois, nesta vida de perigos e miséria, não reconhecermos o Criador, de nada nos servirá termos nascido e continuar vivendo. Já neste mundo pela graça divina, pela mesma graça recebemos o batismo, entrando no seio da Igreja e tornando-nos discípulos do Senhor. Mas, trazendo assim o precioso nome de cristãos, de que nos servirá tão grande nome, se na realidade não o formos? Seria inútil termos nascido e ingressado na Igreja se traíssemos o Senhor e a sua graça; melhor seria não termos nascido do que, recebendo a sua graça, pecarmos contra ele.

Considerai o agricultor ao lançar a semente no campo: primeiro, prepara a terra com o suor do seu rosto e depois joga a preciosa semente; chegando o tempo da colheita, alegra-se de coração com as espigas cheias, esquecendo seu trabalho e suor, e dançando de alegria; se porém as espigas permanecem vazias não sendo mais que palha e casca, o agricultor deplora o duro labor com que suou, sentindo-se tanto mais desesperado quanto mais trabalhou.

De modo semelhante, cultiva o Senhor a terra como seu campo, sendo nós os grãos de arroz; rega-nos com o seu sangue na sua Encarnação e Redenção para que possamos crescer e amadurecer; quando, no dia do juízo, vier o tempo da colheita, quem pela graça for achado maduro gozará o reino dos céus como filho adotivo de Deus. Quanto aos outros, que não amadureceram, tornar-se-ão inimigos, punidos para sempre, embora também tenham se tornado filhos adotivos de Deus pelo batismo.

Irmãos caríssimos, lembrai-vos de que nosso Senhor Jesus, descendo a este mundo, sofreu inúmeras dores e tendo fundado a Igreja por sua paixão, ele a faz crescer pelos sofrimentos dos fiéis. Apesar de todas as pressões e perseguições, os poderes terrenos não poderão prevalecer: da Ascensão de Cristo e do tempo dos apóstolos até hoje, a santa Igreja continua crescendo no meio das tribulações.

Também nesta nossa terra da Coréia, durante os cinquenta ou sessenta anos em que a santa Igreja se estabeleceu aqui, os fiéis sempre sofreram perseguições. Hoje acendeu-se de novo a perseguição; muitos amigos são, como eu, lançados nos cárceres, enquanto também sofreis tribulações. Unidos num só corpo, como não ficarão tristes os nossos corações? Como, humanamente, não experimentarmos a dor da separação?

Deus, porém, como diz a Escritura, cuida de cada cabelo de nossa cabeça, e o faz com toda a sabedoria; portanto, como não considerar esta perseguição senão como permitida pelo Senhor, ou mesmo, seu prêmio ou, até, sua pena?

Abraçai, pois, a vontade de Deus, combatendo de todo o coração pelo vosso chefe Jesus e vencendo o demônio, já vencido por ele.

Eu vos peço: não deixeis de lado o amor fraterno, mas ajudai-vos uns aos outros, perseverando até que o Senhor tenha piedade de nós e afaste a tribulação.

Aqui somos vinte e, pela graça de Deus, todos ainda estão bem. Caso algum de nós venha a morrer, peço não negligenciardes a sua família. Muitas coisas teria ainda a dizer-vos, mas como posso exprimi-las em tinta e papel? Por isso vou terminar minha carta. Aproximando-se para nós a luta, peço-vos finalmente que caminheis com fidelidade, de modo que no céu nos possamos congratular. Deixo-vos aqui meu ósculo de amor.

 

domingo, 19 de setembro de 2021

20/set/21, Segunda-feira da 25ª semana do Tempo Comum


Podcast Ofício das Leituras nº 438



Título: 

Insiste a tempo e fora do tempo



Fonte: 

Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4258



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/kOXF7lIs-3w



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/2Ek2ibB



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/3hQM3QV



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SÃO JANUÁRIO, BISPO E MÁRTIR

 Foi bispo de Benevento. Durante a perseguição de Diocleciano, sofreu o martírio juntamente com outros companheiros, em Nápoles, onde é especialmente venerado. 

 _________________________ 


Segunda leitura

Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo

 (Sermo 340,1: PL 38,1483-1484)
(Séc. V)

Para vós sou bispo, convosco, sou cristão
Desde que este encargo, do qual tenho de dar tão apertadas contas, me foi posto sobre os ombros, sempre me perturba a preocupação com esta dignidade. Que se há de temer neste cargo, a não ser que mais nos agrade aquilo que é arriscado para nossa honra do que aquilo que é frutuoso para vossa salvação? Aterroriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou bispo; convosco, sou cristão. Aquele é nome do ofício recebido; este, da graça; aquele, do perigo; este, da salvação.

Enfim, somos sacudidos, como por mar encapelado, na tempestade das decisões a tomar; mas, recordando-nos daquele por cujo sangue fomos remidos, entramos no porto da tranqüila segurança deste pensamento; e trabalhando sozinhos neste ofício, descansamos no comum benefício. Se, portanto, mais me alegra ter sido remido convosco do que ser vosso prelado, então, como o Senhor ordenou, serei ainda mais vosso servo, para não me mostrar ingrato diante do preço pelo qual mereci ser vosso companheiro de serviço. Tenho de amar o Redentor e sei o que disse a Pedro: Pedro, tu me amas? Apascenta minhas ovelhas (Jo 21,17). E isto uma vez, duas vezes, três vezes. Questionava-se o amor e impunha-se o trabalho, porque onde é maior o amor, menor o trabalho.
Que retribuirei ao Senhor por tudo quanto me concedeu? (Sl 115,12). Se eu disser que retribuo por apascentar suas ovelhas, também isto faço, não eu, mas a graça de Deus comigo (1Cor 15,10). Onde então serei retribuidor, se em toda parte me antecipam? No entanto, porque amamos gratuitamente, porque pastoreamos as ovelhas, queremos a paga. Como se fará isto? Como podem combinar-se? Amo gratuitamente para apascentar, e: Peço a recompensa porque apascento? De modo nenhum! De modo nenhum pediria o pagamento daquele que é amado gratuitamente, a não ser porque o pagamento é aquele mesmo que é amado. Se retribuímos a quem nos remiu, apascentando suas ovelhas, que retribuição lhe daremos por nos ter tornado pastores? Pois maus pastores, livre-nos Deus, infelizmente o somos; bons, valha-nos Deus, só o podemos com a sua graça. Por isto também a vós, meus irmãos, prevenimos e rogamos a que não recebais em vão a graça de Deus (2Cor 6,1). Tornai frutuoso nosso ministério. Sois plantação de Deus (1Cor 3,9). Recebei de fora quem planta e quem rega; por dentro, aquele que dá o incremento. Ajudai-nos não só rezando, mas obedecendo; para que nos maravilhe não tanto estar à vossa frente quanto o vos ser útil.