sábado, 28 de agosto de 2021

29/ago/21, Domingo da 22ª semana do Tempo Comum



Podcast Ofício das Leituras nº 407



Título: 

O Senhor se compadeceu de nós



Fonte: 

Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4109



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/M0-FtrBwVp0



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/2QE2rZJ



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/2EKhQ8g



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

 Memória

Nasceu em Tagaste (África) no ano 354. Depois de uma juventude perturbada, quer intelectualmente quer moralmente, converteu-se à fé e foi batizado em Milão por Santo Ambrósio no ano 387. Voltou à sua terra e aí levou uma vida de grande ascetismo. Eleito bispo de Hipona, durante trinta e quatro anos foi perfeito modelo do seu rebanho e deu-lhe uma sólida formação cristã por meio de numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e ilustrou sabiamente a fé católica. Morreu no ano 430.

______________________________ 


Segunda leitura

Dos Livros das Confissões, de Santo Agostinho, bispo

 (Lib. 7,10.18;10,27: CSEL 33,157-163.255)
(Séc.V)

 Ó eterna verdade e verdadeira caridade e cara eternidade!
Instigado a voltar a mim mesmo, entrei em meu íntimo, sob tua guia e o consegui, porque tu te fizeste meu auxílio (cf. Sl 29,11). Entrei e com certo olhar da alma, acima do olhar comum da alma, acima de minha mente, vi a luz imutável. Não era como a luz terrena e evidente para todo ser humano. Diria muito pouco se afirmasse que era apenas uma luz muito, muito mais brilhante do que a comum, ou tão intensa que penetrava todas as coisas. Não era assim, mas outra coisa, inteiramente diferente de tudo isto. Também não estava acima de minha mente como óleo sobre a água nem como o céu sobre a terra, mas mais alta, porque ela me fez, e eu, mais baixo, porque feito por ela. Quem conhece a verdade, conhece esta luz.

  Ó eterna verdade e verdadeira caridade e cara eternidade! Tu és o meu Deus, por ti suspiro dia e noite. Desde que te conheci, tu me elevaste para ver que quem eu via, era, e eu, que via, ainda não era. E reverberaste sobre a mesquinhez de minha pessoa, irradiando sobre mim com toda a força. E eu tremia de amor e de horror. Vi-me longe de ti, no país da dessemelhança, como que ouvindo tua voz lá do alto: “Eu sou o alimento dos grandes. Cresce e me comerás. Não me mudarás em ti como o alimento de teu corpo, mas tu te mudarás em mim”.

 E eu procurava o meio de obter forças, para tornar-me idôneo a te degustar e não o encontrava até que abracei o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus (1Tm 2,5), que é Deus acima de tudo, bendito pelos séculos (Rm 9,5). Ele me chamava e dizia: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6). E o alimento que eu não era capaz de tomar se uniu à minha carne, pois o Verbo se fez carne (Jo 1,14), para dar à nossa infância o leite de tua sabedoria, pela qual tudo criaste.

 Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu, fora. E aí te procurava e lançava-me nada belo ante a beleza que tu criaste. Estavas comigo e eu não contigo. Seguravam-me longe de ti as coisas que não existiriam, se não existissem em ti. Chamaste, clamaste e rompeste minha surdez, brilhaste, resplandeceste e afugentaste minha cegueira. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

28/ago/21, Sábado da 21ª semana do Tempo Comum



Podcast Ofício das Leituras nº 406



Título: 

Enquanto ornas o templo, não desprezes o irmão aflito



Fonte: 

Das Homilias sobre Mateus, por São João Crisóstomo, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4100



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/O-2QcTWx2p8



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/3jnvtJC



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/31BOGkz



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SANTA MÔNICA

 Memória

Nasceu em Tagaste (África) no ano 331, de uma família cristã. Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a um homem chamado Patrício. Teve vários filhos, entre os quais Agostinho, por cuja conversão derramou muitas lágrimas e orou insistentemente a Deus. Exemplo de mãe verdadeiramente santa, alimentou a sua fé com uma vida de intensa oração e enriqueceu-a com suas virtudes. Morreu em Óstia no ano 387.

__________________________________ 

Segunda leitura

Dos Livros das Confissões, de Santo Agostinho, bispo

(Lib. 9,10-11: CSEL 33,215-219)
(Séc.V)

Procuremos alcançar a sabedoria eterna
Estando bem perto o dia em que ela deixaria esta vida – dia que conhecias e que ignorávamos – aconteceu por oculta disposição tua, como penso, que eu e ela estivéssemos sentados sozinhos perto da janela que dava para o jardim da casa onde nos tínhamos hospedado, lá junto de Óstia Tiberina. Ali, longe do povo, antes de embarcarmos, nos refazíamos da longa viagem.

Falávamos a sós, com muita doçura e, esquecendo-nos do passado, com os olhos no futuro, indagávamos entre nós sobre a verdade presente, quem és tu, como seria a futura vida eterna dos santos, que olhos não viram, nem ouvidos ouviram nem subiu ao coração do homem (cf. 1Cor 2,9). Mas ansiávamos com os lábios do coração pelas águas celestes de tua fonte, fonte da vida que está junto de ti.

Eu dizia estas coisas, não deste modo nem com estas palavras. No entanto, Senhor, tu sabes que naquele dia, enquanto falávamos, este mundo foi perdendo o valor, junto com todos os seus deleites. Então disse ela: “Filho, quanto a mim, nada mais me agrada nesta vida. Que faço ainda e por que ainda aqui estou, não sei. Toda a esperança terrena já desapareceu. Uma só coisa fazia-me desejar permanecer por algum tempo nesta vida: ver-te cristão católico, antes de morrer. Deus me atendeu com a maior generosidade, porque te vejo até como seu servo, desprezando a felicidade terrena. Que faço aqui?” O que lhe respondi, não me lembro bem. Cinco dias depois, talvez, ou não muito mais, caiu com febre. Doente, um dia desmaiou, sem conhecer os presentes. Corremos para junto dela, mas recobrando logo os sentidos, viu-me a mim e a meu irmão e disse-nos, como que procurando algo semelhante: “Onde estava eu?”

Em seguida, olhando-nos, opressos pela tristeza, disse: “Sepultai vossa mãe”. Eu me calava e retinha as lágrimas. Mas meu irmão falou qualquer coisa assim que seria melhor não morrer em terra estranha, mas na pátria. Ouvindo isto, ansiosa, censurando-o com o olhar por pensar assim, voltou-se para mim: “Vê o que diz”. Depois falou a ambos: “Ponde este corpo em qualquer lugar. Não vos preocupeis com ele. Só vos peço que vos lembreis de mim no altar de Deus, onde quer que estiverdes”. Terminando como pôde de falar, calou-se e continuou a sofrer com o agravamento da doença. Finalmente, no nono dia da sua doença, aos cinqüenta e seis anos de idade e no trigésimo terceiro da minha vida, aquela alma piedosa e santa libertou-se do corpo.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

27/ago/21, Sexta-feira da 21ª semana do Tempo Comum



Podcast Ofício das Leituras nº 405



Título: 

Convertei-vos a mim



Fonte: 

Do Comentário sobre o profeta Joel, por São Jerônimo, presbítero



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4092



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/mMoej9bE9SY



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/2EIE6iG



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/34H7QaW



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


quarta-feira, 25 de agosto de 2021

26/ago/21, Quinta-feira da 21ª semana do Tempo Comum



Podcast Ofício das Leituras nº 403



Título: 

Tu és, ó Deus, nosso tudo



Fonte: 

Das Instruções de São Columbano, abade



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4076



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/Myc7RSXFu18



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/31uxY6S



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/3lkhhCV



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SÃO JOSÉ DE CALASANZ, PRESBÍTERO

 Nasceu em Aragão (Espanha) no ano 1557 e recebeu uma excelente formação cultural. Foi ordenado sacerdote e, depois de ter exercido o ministério na sua pátria, partiu para Roma, onde se dedicou à educação das crianças pobres e fundou uma Congregação (Escolas Pias) cujos membros (Escolápios) deviam dedicar-se a esta nobre missão. Teve de sofrer duras provações e foi nomeadamente vítima de invejas e calúnias. Morreu em Roma no ano 1648.

__________________________________ 

Segunda leitura

Dos Escritos de São José de Calasanz, presbítero

(Memoriale al Card. M. A. Tonti, 1621: Ephem. Calas. 36,9-10: Romae 1967, pp. 473-474; L. Picanyol, Epistolario di S. Giuseppe Calasanzio, 9 vol., ediz. Calas., Romae 1951-1956, passim)
(Séc. XVII)

Esforcemo-nos por aderir a Cristo e só a ele agradar

Ninguém absolutamente ignora de quanta dignidade e de quantos méritos se reveste o santo ministério de educar as crianças, especialmente pobres, para que, bem instruídas, possam alcançar a vida eterna. Pois ao dar-lhes a instrução e principalmente ao formá-las na piedade e na doutrina cristã, cuida-se ao mesmo tempo da saúde das almas e dos corpos. Assim exerce-se de certo modo o mesmo encargo que seus anjos da guarda.
Além disso, dá-se-lhes a oportunidade de excelente ajuda: não apenas se afastam os adolescentes do mal, mas com maior facilidade e doçura são atraídos e estimulados a fazerem todo bem, seja de que espécie for. Vê-se que, por meio deste auxílio, os jovens mudam para melhor, a ponto de não se distinguirem os que ainda estudam dos já formados. À semelhança de jovens plantas, são os jovens mais facilmente levados para a direção que alguém lhes deseja imprimir; mas se se deixa endurecerem, sabemos que a possibilidade de moldá-los diminui muito ou mesmo se perde totalmente.
Dar uma educação adequada aos meninos, sobretudo aos pobres, concorre para aumentar-lhes a dignidade humana. É também alguma coisa que todos aprovam na sociedade humana: sejam os pais, os primeiros a se alegrarem ao verem os filhos bem encaminhados, sejam os governantes, que adquirem bons servidores e cidadãos, e, de modo todo especial, a Igreja que, nos múltiplos estados de vida, os vê entrar mais maduros e preparados, como dedicados a Cristo e testemunhas do Evangelho.
Na verdade, é preciso terem muita caridade, a máxima paciência, e, sobretudo, profunda humildade aqueles que assumem este ofício que exige cuidado contínuo. Serão assim dignos de que o Senhor, invocado humildemente, os torne idôneos cooperadores da verdade, conforte-os no cumprimento da nobre missão e os enriqueça com o dom celeste, conforme foi dito: Aqueles que instruem a muitos na justiça, serão como estrelas na perpétua eternidade (Dn 12,3).
Vocês realizarão tudo isto mais facilmente se, pelo voto de perpétua servidão, procurarem aderir a Cristo e só agradar àquele que disse: O que fizestes a um dos meus pequeninos, a mim o fizestes (Mt 25,40).

SÃO LUÍS DE FRANÇA

 Nasceu em 1214 e subiu ao trono de França aos vinte e dois anos de idade. Contraiu matrimônio e teve onze filhos a quem ele próprio deu uma excelente educação. Distinguiu-se pelo seu espírito de penitência e oração e pelo seu amor aos pobres. Na administração do reino foi notável o seu zelo pela paz entre os povos, e mostrou-se tão diligente na promoção material dos seus súditos como na sua promoção espiritual. Empreendeu duas cruzadas para libertar o sepulcro de Cristo e morreu perto de Cartago no ano 1270.

__________________________________ 

Segunda leitura

Do Testamento Espiritual de São Luís a seu filho

(Acta Sanctorum Augusti 5[1868],546)
(Séc. XIII)

O rei justo faz prosperar o país

Filho dileto, começo por querer ensinar-te a amar ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com todas as forças; pois sem isto não há salvação.

Filho, deves evitar tudo quanto sabes desagradar a Deus, quer dizer, todo pecado mortal, de tal forma que prefiras ser atormentado por toda sorte de martírios a cometer um pecado mortal.

Ademais, se o Senhor permitir que te advenha alguma tribulação, deves suportá-la com serenidade e ação de graças. Considera suceder tal coisa em teu proveito e que talvez a tenhas merecido. Além disto, se o Senhor te conceder a prosperidade, tens de agradecer-lhe humildemente, tomando cuidado para que nesta circunstância não te tornes pior, por vanglória ou outro modo qualquer, porque não deves ir contra Deus ou ofendê-lo valendo-te de seus dons.

Ouve com boa disposição e piedade o ofício da Igreja e enquanto estiveres no templo, cuida de não vagueares os olhos ao redor, de não falar sem necessidade; mas roga ao Senhor devotamente quer pelos lábios quer pela meditação do coração.

Guarda o coração compassivo para com os pobres, infelizes e aflitos, e quanto puderes, auxilia-os e consola-os. Por todos os benefícios que te foram dados por Deus, rende-lhe graças para te tornares digno de receber maiores. Em relação a teus súditos, sê justo até ao extremo da justiça, sem te desviares nem para a direita nem para a esquerda; e põe-te sempre de preferência da parte do pobre mais do que do rico, até estares bem certo da verdade. Procura com empenho que todos os teus súditos sejam protegidos pela justiça e pela paz, principalmente as pessoas eclesiásticas e religiosas.

Sê dedicado e obediente a nossa mãe, a Igreja Romana, ao Sumo Pontífice, como pai espiritual. Esforça-te por remover de teu país todo pecado, sobretudo o de blasfêmia e a heresia.

Ó filho muito amado, dou-te enfim toda bênção que um pai pode dar ao filho; e toda a Trindade e todos os santos te guardem do mal. Que o Senhor te conceda a graça de fazer sua vontade de forma a ser servido e honrado por ti. E assim, depois desta vida, iremos juntos vê-lo, amá-lo e louvá-lo sem fim. Amém.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

25/ago/21, Quarta-feira da 21ª semana do Tempo Comum



Podcast Ofício das Leituras nº 401



Título: 

Quem tem sede venha a mim e beba



Fonte: 

Das Instruções de São Columbano, abade



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4069



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/cE5LlWAkIc0



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/3hwReWN



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/3jhVWbE



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SÃO BARTOLOMEU, APÓSTOLO

 Festa

Nasceu em Caná. O apóstolo Filipe conduziu-o a Jesus. Diz uma tradição que depois da Ascensão do Senhor pregou o Evangelho na Índia e aí recebeu a coroa do martírio.
____________________________ 


Segunda leitura

Das Homilias sobre a Primeira Carta aos Coríntios, de São João Crisóstomo, bispo

(Hom. 4,3.4:PG61,34-36)
(Séc. IV)

A fraqueza de Deus é mais forte que os homens

Por meio de homens ignorantes a cruz persuadiu, e mais, persuadiu a terra inteira. Não falava de coisas sem importância, mas de Deus, da verdadeira religião, do modo de viver o Evangelho e do futuro juízo. De incultos e ignorantes fez amigos da sabedoria. Vê como a loucura de Deus é mais sábia que os homens e a fraqueza, mais forte.

De que modo mais forte? Cobriu toda a terra, cativou a todos por seu poder. Sucedeu exatamente o contrário do que pretendiam aqueles que tentavam apagar o nome do Crucificado. Este nome floresceu e cresceu enormemente. Mas seus inimigos pereceram em ruína total. Sendo vivos, lutando contra o morto, nada conseguiram. Por isso, quando o grego me chama de morto, mostra-se totalmente insensato, pois eu, que a seus olhos passo por ignorante, me revelo mais sábio que os sábios. Ele, tratando-me de fraco, dá provas de ser o mais fraco. Tudo o que, pela graça de Deus, souberam realizar aqueles publicanos e pescadores, os filósofos, os reis, numa palavra, todo o mundo perscrutando inúmeras coisas, nem mesmo puderam imaginar.

Pensando nisto, Paulo dizia: O que é fraqueza de Deus é mais forte que todos os homens (1Cor 1,25). Com isso se prova a pregação divina. Quando é que se pensou: doze homens, sem instrução, morando em lagos, rios e desertos, que se lançam a tão grande empresa? Quando se pensou que pessoas que talvez nunca houvessem pisado em uma cidade e, em sua praça pública, atacassem o mundo inteiro? Quem sobre eles escreveu, mostrou claramente que eles eram medrosos e pusilânimes, sem querer negar ou esconder os defeitos deles. Ora, este é o maior argumento em favor de sua veracidade. Que diz então a respeito deles? Que, preso o Cristo depois de tantos milagres feitos, uns fugiram, o principal deles o negou.

Donde lhes veio que, durante a vida de Cristo, não resistiram à fúria dos judeus, mas, uma vez ele morto e sepultado – visto que, como dizeis, Cristo não ressuscitou, nem lhes falou, nem os encorajou – entraram em luta contra o mundo inteiro? Não teriam dito, ao contrário: “Que é isto? não pôde salvar-se,vai proteger-nos agora? Ainda vivo, não socorreu a si mesmo, e morto, nos estenderá a mão? Vivo, não sujeitou povo algum, e nós iremos convencer o mundo inteiro, só com dizer seu nome? Como não será insensato não só fazer, mas até pensar tal coisa?”

Por este motivo é evidente que, se não o tivessem visto ressuscitado e recebido assim a grande prova de seu poder, jamais se teriam lançado em tamanha aventura.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

24/ago/21, Terça-feira da 21ª semana do Tempo Comum



Podcast Ofício das Leituras nº 399



Título: 

As cinco vias da penitência



Fonte: 

Das Homilias de São João Crisóstomo, bispo



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4058



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/czaVnaIfttg



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/3guA5f0



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/3jg1q6n



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


SANTA ROSA DE LIMA, VIRGEM

 Padroeira da América Latina

Festa

Nasceu em Lima (Peru) no ano 1586; já durante o tempo que viveu em sua casa, dedicou-se de modo invulgar à prática das virtudes cristãs; mas quando tomou o hábito da Ordem Terceira de São Domingos, fez os maiores progressos no caminho da penitência e da contemplação mística. Morreu no dia 24 de agosto de 1617.
_____________________ 

Segunda leitura
Dos Escritos de Santa Rosa de Lima, virgem

(Ad medicum Castillo: edit. L. Getino, La Patrona de América, Madrid 1928, pp. 54-55)
(Séc. XVII)

Conheçamos a supereminente caridade
da ciência de Cristo
O Senhor Salvador levantou a voz e com incomparável majestade disse: “Saibam todos que depois da tribulação se seguirá a graça; reconheçam que sem o peso das aflições não se pode chegar ao cimo da graça; entendam que a medida dos carismas aumenta em proporção da intensificação dos trabalhos. Acautelem-se os homens contra o erro e o engano; é esta a única verdadeira escada do paraíso e sem a cruz não há caminho que leve ao céu”.

Ouvindo estas palavras, penetrou-me um forte ímpeto como de me colocar no meio da praça e bradar a todos, de qualquer idade, sexo e condição: “Ouvi, povos; ouvi, gentes. A mandado de Cristo, repetindo as palavras saídas de seus lábios, quero vos exortar: Não podemos obter a graça, se não sofrermos aflições; cumpre acumular trabalhos sobre trabalhos, para alcançar a íntima participação da natureza divina, a glória dos filhos de Deus e a perfeita felicidade da alma”.

O mesmo aguilhão me impelia a publicar a beleza da graça divina; isto me oprimia de angústia e me fazia transpirar e ansiar. Parecia-me não poder mais conter a alma na prisão do corpo, sem que, quebradas as cadeias, livre, só e com a maior agilidade fosse pelo mundo, dizendo: “Quem dera que os mortais conhecessem o valor da graça divina, como é bela, nobre, preciosa; quantas riquezas esconde em si, quantos tesouros, quanto júbilo e delícia! Sem dúvida, então, eles empregariam todo o empenho e cuidado para encontrar penas e aflições! Iriam todos pela terra a procurar, em vez de fortunas, os embaraços, moléstias e tormentos, a fim de possuir o inestimável tesouro da graça. É esta a compra e o lucro final da paciência. Ninguém se queixaria da cruz nem dos sofrimentos que lhe adviriam talvez, se conhecessem a balança, onde são pesados para serem distribuídos aos homens”.

domingo, 22 de agosto de 2021

23/ago/21, Segunda-feira da 21ª semana do Tempo Comum



Podcast Ofício das Leituras nº 398



Título: 

O resto de Israel encontrará pastagens e repouso



Fonte: 

Da Exposição sobre o Evangelho de João, por Santo Tomás de Aquino, presbítero



▶ ️Áudio no Telegram: 

https://t.me/oficiodasleituras/4049



🖥 Vídeo no Youtube: 

https://youtu.be/nhDQQAD6UOc



🎧 Podcast no SoundCloud: 

https://ift.tt/2EaNMTv



📖 Texto do Ofício: 

https://ift.tt/31ndoVS



Mais informações: https://linktr.ee/OficiodasLeituras 


NOSSA SENHORA RAINHA

 Memória

___________________ 

Segunda leitura

Das Homilias de Santo Amadeu, bispo de Lausana

(Hom. 7:SCh 72,188.190.192.200)
(Séc.XII)

Rainha do mundo e da paz
Considera com que justa disposição refulgiu, já antes da assunção, o admirável nome de Maria por toda a terra. Sua fama extraordinária por toda a parte se espalhou antes que sua magnificência fosse elevada acima dos céus. Pois convinha que a Virgem Mãe, em honra de seu Filho, primeiro reinasse na terra, em seguida,fosse recebida gloriosa nos céus. Fosse amplamente conhecida na terra, antes de entrar na santa plenitude. Levada de virtude em virtude, fosse assim exaltada de claridade em claridade pelo Espírito do Senhor. Presente na carne, Maria antegozava as primícias do reino futuro, ora subindo até Deus com inefável sublimidade, ora descendo até os irmãos com inenarrável caridade. Lá recebia os obséquios dos anjos, aqui era venerada pela submissão dos homens. Servia-lhe Gabriel com os anjos; ao lado dos apóstolos servia-lhe João, feliz por lhe ter sido confiada a Virgem Mãe a ele, virgem. Alegravam-se aqueles por vê-la rainha; estes por sabê-la senhora. Todos a obedeciam de coração. E ela, assentada no mais alto cume das virtudes, repleta do oceano dos carismas divinos, do abismo das graças, ultrapassando a todos, derramava largas torrentes ao povo fiel e sedento.

Concedia a saúde aos corpos e às almas, podendo ressuscitar da morte da carne e da alma. Quem jamais partiu de junto dela doente ou triste ou ignorante dos mistérios celestes? Quem não voltou para casa contente e jubiloso, tendo impetrado de Maria, a Mãe do Senhor, o que queria? Ela é esposa repleta de tão grandes bens, mãe do único esposo, suave e preciosa nas delícias. Ela é como fonte dos jardins inteligíveis, poço de águas vivas e vivificantes, que correm impetuosas do Líbano divino, fazendo descer do monte Sião até às nações estrangeiras vizinhas rios de paz e mananciais de graças vindas do céu. E assim, ao ser elevada a Virgem das Virgens por Deus e seu Filho, o rei dos reis, no meio da exultação dos anjos, da alegria dos arcanjos e das aclamações de todo o céu, cumpriu-se a profecia do Salmista que diz ao Senhor: Está à tua destra a rainha recoberta de bordados a ouro, em vestes variadas (Sl 44,10).