sexta-feira, 19 de março de 2021

SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA

 Segunda leitura

Dos Sermões de São Bernardino de Sena, presbítero

(Sermo 2, de S. Ioseph: Opera 7,16.27-30)
(Séc. XV)

Guarda fiel e providente
É esta a regra geral de todas as graças especiais concedidas a qualquer criatura racional: quando a providência divina escolhe alguém para uma graça particular ou estado superior, também dá à pessoa assim escolhida todos os carismas necessários para o exercício de sua missão. Isto verificou-se de forma eminente em São José, pai adotivo do Senhor Jesus Cristo e verdadeiro esposo da rainha do mundo e senhora dos anjos. Com efeito, ele foi escolhido pelo Pai eterno para ser o guarda fiel e providente dos seus maiores tesouros: o Filho de Deus e a Virgem Maria. E cumpriu com a máxima fidelidade sua missão. Eis por que o Senhor lhe disse: Servo bom e fiel! Vem participar da alegria do teu Senhor! (Mt 25,21).

Consideremos São José diante de toda a Igreja de Cristo: acaso não é ele o homem especialmente escolhido, por quem e sob cuja proteção se realizou a entrada de Cristo no mundo de modo digno e honesto? Se, portanto, toda a santa Igreja tem uma dívida para com a Virgem Mãe, por ter recebido a Cristo por meio dela, assim também, depois dela, deve a São José uma singular graça e reverência.

Ele encerra o Antigo Testamento; nele a dignidade dos patriarcas e dos profetas obtém o fruto prometido. Mas ele foi o único que realmente possuiu aquilo que a bondade divina lhes tinha prometido. E não duvidemos que a familiaridade, o respeito e a sublimíssima dignidade que Cristo lhe tributou, enquanto procedeu na terra como um filho para com seu pai, certamente também nada disso lhe negou no céu, mas antes, completou e aperfeiçoou.

Por isso, não é sem razão que o Senhor lhe declara: Vem participar da alegria do teu Senhor! Embora a alegria da felicidade eterna penetre no coração do homem, o Senhor preferiu dizer: Vem participar da alegria. Quis assim insinuar misteriosamente que a alegria não está só dentro dele, mas o envolve de todos os lados e o absorve e submerge como um abismo sem fim.

Lembrai-vos de nós, São José, e intercedei com vossas orações junto de vosso Filho adotivo; tornai-nos também propícia vossa Esposa, a santíssima Virgem, mãe daquele que vive e reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos sem fim. Amém.

quinta-feira, 18 de março de 2021

SÃO CIRILO DE JERUSALÉM, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

 Nasceu de pais cristãos, no ano de 315. Sucedeu ao bispo Máximo na Sé de Jerusalém, em 348. Por causa de sua oposição aos arianos foi mais de uma vez condenado ao exílio. Sua atividade pastoral é testemunhada pelos sermões em que explicou aos fiéis a verdadeira doutrina da fé, a Sagrada Escritura e a Tradição. Morreu em 386.

Segunda leitura

Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo

(Cat. 3,1-3: PG 33,426-430)
(Séc. IV)

Preparai vasos puros para receber o Espírito Santo
O céu se rejubile e exulte a terra 
(Sl 95,11), por causa dos que serão aspergidos e purificados com o hissopo espiritual, pelo poder daquele que durante a paixão, também com um hissopo colocado na ponta de uma cana, saciou sua sede. Rejubilem também os poderes celestes e preparem-se as almas que vão se unir ao divino Esposo; pois uma voz grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor (Mt 3,3).

Obedecei, portanto, filhos da justiça, à advertência de João, que diz: Endireitai o caminho do Senhor (Mc 1,3). Afastai de vós todo impedimento e obstáculo, a fim de que, por um caminho reto, chegueis à vida eterna. Preparai vossas almas com fé sincera, como vasos puros, para receber o Espírito Santo. Começai por lavar vossas vestes pela penitência, a fim de que o Espírito celeste vos encontre purificados quando fordes chamados à sua presença.

O Esposo chama a todos sem discriminação. Sua graça é ampla e generosa. Todos são convocados pela voz de seus arautos. Mas depois, ele próprio escolhe aqueles que entrarão para as núpcias, que são uma imagem do batismo.
Não aconteça agora que algum daqueles que já deram seu nome ouça estas palavras: Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial? (Mt 22,12).

Ao contrário, que todos possam ouvir: Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu Senhor! (Mt 25,21.23).

Até agora ficastes do lado de fora da porta; que todos vós possais dizer: O rei introduziu-me nos seus aposentos (Ct 1,4). Minha alma exulta de alegria no Senhor; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias (Is 61,10).

Seja a alma de todos vós encontrada sem mancha nem ruga ou coisa semelhante. Não que já esteja assim antes de terdes recebido a graça – pois, do contrário, não teríeis sido chamados à remissão dos pecados! – mas procedei de modo que vossa consciência nada tenha para vos condenar quando receberdes o batismo, e possa desta maneira dispor-se para os efeitos da graça.

Na verdade, irmãos, trata-se de um acontecimento da maior importância: aproximai-vos do batismo com grande cuidado. Cada um de vós se apresentará diante de Deus, na presença da multidão inumerável de anjos. O Espírito Santo marcará as vossas almas com o seu sinal; vós sereis recrutados para o exército do grande rei.

Por conseguinte, preparai-vos e ficai a postos; não apenas com a brancura resplandecente de vossas vestes, mas com o fervor de vossas almas conscientes da própria inocência.

quarta-feira, 17 de março de 2021

SÃO PATRÍCIO, BISPO

 

Nasceu na Grã-Bretanha, cerca de 385; ainda jovem, foi levado prisioneiro para a Irlanda e mandado pastorear ovelhas. Recuperando a liberdade, abraçou o estado clerical e foi eleito bispo da Irlanda. Evangelizou com grande zelo os habitantes daquela ilha, convertendo muitos à fé cristã e organizando aquela Igreja. Morreu nas cercanias de Down, em 461.


Segunda leitura

Da Confissão de São Patrício, bispo

(Cap. 14-16: PL 53,808-809)
(Séc. V)

Por meu intermédio, muitos povos renasceram para Deus
Sem cessar dou graças a meu Deus que me conservou fiel no dia da provação; por isso ofereço hoje, com toda confiança, o sacrifício da minha vida, como hóstia viva, a Cristo meu Senhor, que me salvou de todas as angústias. E lhe pergunto: Quem sou eu, Senhor, qual é a minha vocação, para me terdes concedido tantas graças do céu? Assim, posso hoje exultar constantemente e glorificar o vosso nome, onde quer que eu esteja; não só na prosperidade, mas também nas tribulações. Devo acolher de igual modo tudo quanto me acontecer de bom ou de mau; e sempre agradecerei a Deus que me ensinou a crer nele sem hesitação, sempre, até ao fim. Por vossa graça, nestes últimos tempos, apesar da minha ignorância, pude realizar uma obra tão santa e maravilhosa, a ponto de imitar aqueles que iriam anunciar o Evangelho do Senhor, conforme ele mesmo predissera, em testemunho a todos os povos.
De onde me veio essa sabedoria que não existia em mim, se nem sabia contar o número dos dias, e nada conhecia sobre Deus? De onde me veio depois tão salutar e grande dom: não apenas de conhecer e amar a Deus, mas também largar a pátria e a família, e vir pregar o evangelho aos povos da Irlanda? E ainda sofrer insultos dos incrédulos, ser desprezado como estrangeiro e suportar perseguições sem conta até ser encarcerado, sacrificando minha condição de homem livre pelo bem dos outros?
E se for achado digno de tal honra, estou pronto também, sem vacilar e de boa vontade, para dar minha vida pelo seu nome, entregando-a por ele até à morte, se o Senhor me fizer este favor. Porque minha dívida para com Deus é imensa, ele que me concedeu esta graça tão grande: por meu intermédio, muitos povos renasceram para Deus, e em seguida foram conduzidos à perfeição. Em toda parte, muitos clérigos foram ordenados para servirem este povo recém-chegado à fé, que o Senhor veio buscar dos confins da terra, como prometera no passado pelos profetas: A ti virão os povos desde os confins da terra, e dirão: Nossos pais reconheceram que os ídolos eram falsos, e neles não havia vantagem alguma (cf. Jr 16,19). E ainda: Eu farei de ti luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra (Is 49,6).
E é aqui que quero esperar a realização de sua promessa que nunca falha, como está garantido no evangelho: Muitos virão do Oriente e do Ocidente e se sentarão à mesa do Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó (Mt 11,8). Assim acreditamos que do mundo inteiro virão os que crêem.