sábado, 7 de agosto de 2021

SÃO CAETANO, PRESBÍTERO

 Nasceu em Vicenza no ano 1480. Estudou direito em Pádua e, depois de ter sido ordenado sacerdote, fundou em Roma a Congregação dos Clérigos Regulares com o fim de promover o apostolado, e propagou-a no território de Vicenza e no reino de Nápoles. Distinguiu-se por sua vida de oração e pela prática da caridade. Morreu em Nápoles no ano 1547.

___________________ 

 Segunda leitura

Das Cartas de São Caetano, presbítero

(Epist. ad Elisabeth Porto: Studi e Testi 177,
Città del Vaticano 1954, pp. 50-51)
(Séc. XVI)

Que Cristo habite pela fé em nossos corações

Eu sou pecador e tenho-me em muito pouca conta, mas recorro a excelentes servos do Senhor, para que roguem por ti ao Cristo bendito e a sua Mãe. Contudo, não te esqueças de que os santos todos não poderão tornar-te querida de Cristo quanto tu mesma o podes: o problema é teu. Se queres que Cristo te ame e te ajude, ama-o tu e obriga tua vontade a fazer sempre o que lhe agrada sem vacilar: ainda mesmo que todos os santos e criaturas te abandonem, ele estará sempre presente em tuas dificuldades.

Não tenhas dúvida de que somos peregrinos e caminheiros aqui na terra: nossa pátria é o céu. Quem se ensoberbece, extravia-se e corre para a morte. Enquanto vivemos aqui, temos de adquirir a vida eterna. É verdade que não o podemos fazer sozinhos, desde que a perdemos pelo pecado, mas Jesus Cristo no-la recuperou. Por isto, é preciso agradecer-lhe sempre, amá-lo e obedecer-lhe e, na medida do possível, estar sempre com ele.

Ele se deu a nós como alimento: infeliz quem desconhece tão grande dádiva. Foi-nos dado possuir a Cristo, o Filho da Virgem Maria, e não o aceitamos. Ai daquele que não cuida de recebê-lo. Filha, o bem que desejo para mim, peço-o também para ti, mas outro meio não há senão rogar com freqüência à Virgem Maria que, em companhia de seu preclaro Filho, te visite; ou melhor, ter a ousadia de suplicar-lhe que te dê seu Filho, o verdadeiro alimento da alma no sacrossanto sacramento do altar. Ela com prazer te dará e ele, com maior prazer ainda, virá para te fortalecer. Assim poderás com segurança caminhar por esta floresta escura, onde muitos inimigos armam ciladas; mas ficarão de longe, se nos virem apoiados em tão grande auxílio.

Filha, não recebas Jesus Cristo com a intenção de dispor dele à tua vontade; mas quero que tu te entregues a ele e que ele te receba para fazer, ele teu Deus salvador, a ti e em ti tudo quanto quiser. É este o meu desejo e para isto te rogo e insisto contigo tanto quanto posso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário