Segunda leitura
Das Instruções de São Doroteu, abade
(Doct. 7, De accusatione sui ipsius, 1-2: PG
88,1695-1699)
(Séc. VI)
O motivo de toda perturbação vem de que
ninguém se acusa a si mesmo
Indaguemos, irmãos, por que acontece
tantas vezes que, ao escutar alguém uma palavra desagradável, vai-se sem
qualquer aborrecimento, como se não a houvesse ouvido; enquanto que, em outras
ocasiões, mal a ouve, logo se perturba e se aflige? Donde será esta diferença?
Terá um motivo só ou vários? Noto haver muitas razões e causas, mas uma é a
principal que gera as outras, como alguém já disse. Isto provém por vezes da
própria situação em que se encontra a pessoa. Se está em oração ou
contemplação, sem dificuldade suporta o irmão injurioso e continua tranquilo.
Outras vezes, pelo grande afeto que sente por um irmão, tudo tolera com toda a
paciência pela amizade que lhe tem. De outras também, por desprezo, quando faz
pouco caso e desdenha quem tenta perturbá-lo, nem se digna olhar para ele como
ao mais desprezível de todos, nem dar-lhe uma palavra em resposta, nem mesmo
referir a outrem suas injúrias e maledicências.
Não se perturbar ou afligir-se, como
disse, vem de que se despreza e não se faz caso do que dizem. Ao contrário,
aborrecer-se e incomodar-se com as palavras do irmão resulta de não se
encontrar em boas condições ou de odiar esse irmão. Existem muitas outras
razões para este fato, ditas de diversos modos. Mas a causa de toda
perturbação, se bem a procurarmos, está em que ninguém se acusa a si mesmo.
Daí provém todo aborrecimento e aflição.
Daí não termos às vezes nenhum sossego. Nem é de se admirar porque, como
aprendemos de homens santos, não nos foi dado outro caminho para a
tranquilidade. Que assim é, nós o vimos em muitos. Negligentes e amantes da
vida cômoda, esperamos e acreditamos andar pelo caminho reto, apesar de
impacientíssimos em tudo, sem nunca querer acusar-nos a nós mesmos.
É isto o que acontece. Por mais virtudes
que alguém possua, ainda mesmo inúmeras e infinitas, se abandonar este caminho,
jamais terá sossego, mas sempre estará perturbado ou perturbará a outros e
perderá todo o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário