Das Cartas de Santo Atanásio, bispo
(Epist. ad Epictetum, 5-9: PG 26, 1058. 1062-1066)
(Séc. IV)
O Verbo assumiu nossa natureza no seio de Maria
O Verbo
de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o Apóstolo. Por isso devia fazer-se
em tudo semelhante
aos irmãos (Hb 2,16-17) e assumir um corpo semelhante ao nosso. Eis
por que
Maria está verdadeiramente presente neste mistério; foi dela que o
Verbo
assumiu, como próprio, aquele corpo que havia de oferecer por nós. A
Sagrada
Escritura, recordando este nascimento, diz: Envolveu-o em
panos (Lc 2,7); proclama felizes
os seios que o amamentaram e fala também do sacrifício oferecido pelo
nascimento deste Primogênito. O anjo Gabriel, com prudência e
sabedoria, já o
anunciara a Maria; não lhe disse simplesmente: aquele que nascer em ti, para
não se julgar que se tratava de um corpo extrínseco nela introduzido;
mas: de ti (cf. Lc
1,35 Vulg.), para se acreditar que o fruto desta concepção procedia
realmente
de Maria.
Assim foi que o Verbo, recebendo nossa natureza humana
e oferecendo-a em sacrifício, assumiu-a em sua totalidade, para nos
revestir
depois da sua natureza divina, segundo as palavras do Apóstolo: É preciso que
este ser corruptível se vista de incorruptibilidade; é preciso que este
ser
mortal se vista de imortalidade (1Cor 15,53).
Estas coisas não se realizaram de maneira fictícia,
como julgam alguns, o que é inadmissível! Nosso Salvador fez-se
verdadeiro
homem, alcançando assim a salvação do homem na sua totalidade. Nossa
salvação
não é absolutamente algo de fictício, nem limitado só ao corpo; mas
realmente a
salvação do homem todo, corpo e alma, foi realizada pelo Verbo de Deus.
A
natureza que ele recebeu de Maria era uma natureza humana, segundo as
divinas
Escrituras, e o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro. Digo
verdadeiro,
porque era um corpo idêntico ao nosso. Maria é portanto nossa irmã,
pois todos
somos descendentes de Adão.
As palavras de João: O Verbo se fez carne
(Jo 1,14) têm o
mesmo sentido que se pode atribuir a uma expressão semelhante de Paulo:
O Cristo fez-se
maldição por nós (cf. Gl 3,13). Pois da íntima e estreita união com
o
Verbo, resultou para o corpo humano um engrandecimento sem par: de
mortal
tornou-se imortal; sendo animal, tornou-se espiritual; terreno,
transpôs as
portas do céu.
Contudo, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio
de Maria, a Trindade continua sendo a mesma Trindade, sem aumento nem
diminuição. É sempre perfeita, e na Trindade reconhecemos uma só
Divindade;
assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo.
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