sábado, 21 de dezembro de 2019

SÃO PEDRO CANÍSIO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA


 Nasceu em Nimega (Holanda), no ano de 1521. Fez seus estudos em Colônia e ingressou na Companhia de Jesus, recebendo o sacerdócio em 1546. Enviado à Alemanha, trabalhou incansavelmente durante muitos anos, pela pregação e pelos escritos, na defesa e fortalecimento da fé católica. Publicou numerosas obras, dentre as quais destaca-se o seu “Catecismo”. Morreu em Friburgo (Suíça), no ano de 1597. 

__________________________________ 

 Ofício das Leituras 


Dos Escritos de São Pedro Canísio, presbítero 

(Edit. O. Braunsberger, Petri Canisii Epistulae et Acta I, Friburgi Brisgoviae, 1896, p. 53-55) 

(Séc. XVI) 

 
Sabes, Senhor, como e quantas vezes, naquele mesmo dia, me confiaste a Alemanha 

Antes de partir para a Alemanha São Pedro Canísio, merecidamente chamado seu segundo apóstolo, depois de ter recebido a bênção apostólica, experimentou altíssimas graças espirituais, que ele mesmo descreveu com as seguintes palavras:

“Quis a tua imensa bondade, ó Pontífice eterno, que eu recomendasse com solicitude o efeito e a confirmação da bênção apostólica a teus Apóstolos, que são visitados no Vaticano e que, sob a tua proteção, operam tantas maravilhas. Ali senti grande consolação, e a presença da tua graça que me era dada por tais intercessores. Com efeito, eles abençoavam e confirmavam minha missão na Alemanha; pareciam prometer conceder-me seu favor como a um apóstolo deste país. Sabes, Senhor, como e quantas vezes, naquele mesmo dia, me confiaste a Alemanha; por ela desde então comecei a ter muita solicitude, por ela desejava morrer e viver.
Enfim, como se me abrisse o Coração de teu Corpo santíssimo, que parecia ver diante de mim, tu me ordenaste beber daquela fonte, convidando-me a saciar a sede nas águas vivas da salvação que brotam das tuas fontes, ó Salvador meu. Desejava intensamente que dali se derramassem sobre mim torrentes de fé, de esperança e de caridade. Tinha sede de pobreza, de castidade e de obediência; suplicava ser totalmente lavado, vestido e adornado por ti. Por isso, após haver ousado tocar em teu dulcíssimo Coração e nele saciado a minha sede, tu me prometias uma veste tecida em três partes, que pudessem cobrir a nudez de minha alma e realizar com êxito a minha missão: eram paz, amor e perseverança. Revestido deste ornamento salutar, tinha confiança que nada me faltaria, mas tudo se realizaria para a tua glória”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário