quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Ofício das Leituras da Quarta-feira da 24ª semana do Tempo Comum

QUARTA-FEIRA

Ofício das Leituras

Primeira leitura
Do Livro do Profeta Ezequiel 10,18-22; 11,14-25

A glória do Senhor abandona a cidade condenada
Naqueles dias, 10,18a glória do Senhor saiu da soleira do Templo e parou sobre os querubins. 19Os querubins levantaram suas asas e elevaram-se da terra à minha vista, partindo juntamente com eles as rodas. Eles pararam à entrada da porta oriental do Templo do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima deles. 20Eram estes os seres vivos que eu tinha visto debaixo do Deus de Israel, nas margens do rio Cobar, e compreendi que eram querubins. 21Cada um tinha quatro faces e quatro asas, e debaixo das asas, uma forma de mão humana. 22Suas faces eram semelhantes às faces que eu tinha visto junto ao rio Cobar. Cada um seguia em sua frente.

11,14 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 15"Filho do homem, é dos teus irmãos, dos teus parentes, de toda a casa de Israel, que os habitantes de Jerusalém andam dizendo: "Eles estão longe do Senhor. A nós é que foi dada a terra como herança! 16Por isso, assim diz o Senhor Deus: Apesar de eu os ter afastado entre as nações e dispersado pelos países, tornei-me para eles, por um pouco de tempo, um santuário nos países para onde foram. 17Dize-lhes, portanto: Assim fala o Senhor Deus: Eu vos recolherei dentre os povos e vos reunirei dentre os países pelos quais fostes dispersados, e vos darei a terra de Israel. 18Quando ali entrarem, removerão todos os ídolos e práticas detestáveis. 19Eu lhes darei um outro coração e porei no seu íntimo um espírito novo. Removerei do seu corpo o coração de pedra e lhes darei um coração de carne, 20a fim de que andem segundo minhas leis, observem e pratiquem meus preceitos. Assim serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 21Para aqueles, porém, cujo coração segue os ídolos detestáveis e as abominações, darei a paga que merecem – oráculo do Senhor Deus".

22 Os querubins levantaram as asas levando as rodas consigo, enquanto a glória do Deus de Israel estava em cima deles. 23A glória do Senhor subiu do meio da cidade e parou sobre o monte que está a leste da cidade.

24 Então um espírito me arrebatou e me conduziu à Caldéia, até aos exilados, em visão no espírito de Deus. A visão, que havia contemplado, desapareceu 25e eu contei aos exilados todas as coisas que o Senhor me tinha mostrado.

Responsório Ez 10,4.18a; Mt 23,37b.38

R. A glória de Deus elevou-se até à soleira da casa;
o templo se encheu com a nuvem
e o átrio tornou-se repleto do brilho da glória de Deus.
* E a glória de Deus transbordou,
passando a soleira do templo.
V. Jerusalém, Jerusalém! quantas vezes quis reunir
os filhos teus, mas não quiseste!
Pois, eis que a vossa casa deserta há de ficar.
* E a glória.

Segunda leitura
Do Sermão sobre os pastores, de Santo Agostinho, bispo

(Sermo 46,6-7: CCL 41,533-534)
(Séc. V)

Não procure cada um os seus interesses,
mas os de Jesus Cristo
Já dissemos o que é tomar o leite. Vejamos o que seja cobrir-se com a lã. Quem oferece o leite, dá o alimento; e quem oferece a lã, presta homenagens. São estas as duas coisas que esperam do povo aqueles que se apascentam a si mesmos e não as ovelhas: lucros para prover a suas necessidades, honras e aplausos.

Há motivo para se entender a veste como honra, pois cobre a nudez. Todo homem é fraco, e, portanto, é frágil o vosso pastor. Aquele que vos governa não é um homem como vós? Tem corpo, é mortal, come, dorme, levanta-se; nasceu, irá morrer. Se refletes no que é em si mesmo, é um homem. Tu, porém, dando-lhe honra a mais, como que lhe cobres a fraqueza.

Vede como o próprio Paulo aceitou uma veste do bom povo de Deus: Vós me recebestes como um anjo de Deus. Dou testemunho de que, se fosse possível, teríeis arrancado os olhos para mos dar (Gl 4,14-15). Mas, acolhido com tanta honra, teria, porventura, por causa desta honra, poupado os transgressores para não ser rejeitado e menos aplaudido ao censurar? Se assim tivesse agido estaria entre aqueles que se apascentam a si e não as ovelhas. Diria talvez de si para consigo: "Que me importam? Que façam o que quiserem; meu sustento está garantido, minha boa fama está salva: leite e lã, isto me basta; que cada um se arranje como puder". Então tudo está perfeito, se cada um se arranjar como puder? Não te vou considerar bispo; imagino-te como um do povo: Se um membro padece, todos os demais membros padecem com ele (1Cor 12,26).

Por conseguinte, recordando como se haviam comportado com ele, não parecesse esquecido de suas atenções, o Apóstolo dá testemunho de ter sido acolhido como um anjo de Deus e de que, se pudessem, arrancariam os olhos para lhos dar. E, no entanto, foi à ovelha doente, à ovelha infeccionada para cortar a ferida e não para manter a podridão. Assim fala: Logo tornei-me vosso inimigo por pregar a verdade? (Gl 4,16). Reparai: aceitou o leite das ovelhas, como lembramos acima, e vestiu-se com a lã, mas não deixou de cuidar das ovelhas. Porque não buscava seu interesse, mas o de Jesus Cristo.

Responsório Eclo 32,1-2a; Mc 9,35b

R. Fizeram-te o primeiro, o que preside?
Não te queiras gloriar e envaidecer;
* Entre os outros sejas tu como um deles;
cuida deles e em seguida vai sentar-te.
V. Se alguém quiser ser o primeiro,
seja de todos o servo, o último. * Entre os outros.

Oração

Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

V.
Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário