quinta-feira, 18 de março de 2021

SÃO CIRILO DE JERUSALÉM, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

 Nasceu de pais cristãos, no ano de 315. Sucedeu ao bispo Máximo na Sé de Jerusalém, em 348. Por causa de sua oposição aos arianos foi mais de uma vez condenado ao exílio. Sua atividade pastoral é testemunhada pelos sermões em que explicou aos fiéis a verdadeira doutrina da fé, a Sagrada Escritura e a Tradição. Morreu em 386.

Segunda leitura

Das Catequeses de São Cirilo de Jerusalém, bispo

(Cat. 3,1-3: PG 33,426-430)
(Séc. IV)

Preparai vasos puros para receber o Espírito Santo
O céu se rejubile e exulte a terra 
(Sl 95,11), por causa dos que serão aspergidos e purificados com o hissopo espiritual, pelo poder daquele que durante a paixão, também com um hissopo colocado na ponta de uma cana, saciou sua sede. Rejubilem também os poderes celestes e preparem-se as almas que vão se unir ao divino Esposo; pois uma voz grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor (Mt 3,3).

Obedecei, portanto, filhos da justiça, à advertência de João, que diz: Endireitai o caminho do Senhor (Mc 1,3). Afastai de vós todo impedimento e obstáculo, a fim de que, por um caminho reto, chegueis à vida eterna. Preparai vossas almas com fé sincera, como vasos puros, para receber o Espírito Santo. Começai por lavar vossas vestes pela penitência, a fim de que o Espírito celeste vos encontre purificados quando fordes chamados à sua presença.

O Esposo chama a todos sem discriminação. Sua graça é ampla e generosa. Todos são convocados pela voz de seus arautos. Mas depois, ele próprio escolhe aqueles que entrarão para as núpcias, que são uma imagem do batismo.
Não aconteça agora que algum daqueles que já deram seu nome ouça estas palavras: Amigo, como entraste aqui sem o traje nupcial? (Mt 22,12).

Ao contrário, que todos possam ouvir: Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu Senhor! (Mt 25,21.23).

Até agora ficastes do lado de fora da porta; que todos vós possais dizer: O rei introduziu-me nos seus aposentos (Ct 1,4). Minha alma exulta de alegria no Senhor; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas jóias (Is 61,10).

Seja a alma de todos vós encontrada sem mancha nem ruga ou coisa semelhante. Não que já esteja assim antes de terdes recebido a graça – pois, do contrário, não teríeis sido chamados à remissão dos pecados! – mas procedei de modo que vossa consciência nada tenha para vos condenar quando receberdes o batismo, e possa desta maneira dispor-se para os efeitos da graça.

Na verdade, irmãos, trata-se de um acontecimento da maior importância: aproximai-vos do batismo com grande cuidado. Cada um de vós se apresentará diante de Deus, na presença da multidão inumerável de anjos. O Espírito Santo marcará as vossas almas com o seu sinal; vós sereis recrutados para o exército do grande rei.

Por conseguinte, preparai-vos e ficai a postos; não apenas com a brancura resplandecente de vossas vestes, mas com o fervor de vossas almas conscientes da própria inocência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário