Nasceu na diocese de Séez (França) no ano 1601. Recebeu a ordenação sacerdotal e dedicou-se durante vários anos à pregação nas paróquias. Fundou duas Congregações: uma destinada à formação sacerdotal dos seminaristas e outra para educação das mulheres cuja vida cristã corria perigo. Fomentou com particular zelo a devoção aos Corações de Jesus e de Maria. Morreu em 1680.
___________________________________
Segunda leitura
Do tratado sobre o admirável Coração de Jesus, de São João Eudes, presbítero
(Lib. 1,5: Opera omnia 6,107.113-115)
(Séc.XVII)
Fonte de salvação e de vida verdadeira
Rogo-te medites que nosso Senhor Jesus Cristo é tua verdadeira cabeça e tu, um de seus membros. Ele está em relação a ti como a cabeça com os membros. Tudo que é dele, é teu: espírito, coração, corpo, alma e todas as faculdades. São para que os uses como se fossem teus, a fim de que, servindo-o, tu o louves, o ames e glorifiques. Por teu lado, tu lhe és como membro para a cabeça. Por isto deseja com ardor usar todas as tuas faculdades como dele, para servir e glorificar o Pai.
Mas não apenas ele é teu, porém, quer também estar em ti, vivendo e reinando em ti, tal como a cabeça vive e reina em seus membros. Quer, pois, que tudo o que nele existe, viva e reine em ti. Assim o seu espírito em teu espírito, o seu coração em teu coração, todas as faculdades de sua alma em tuas faculdades, a ponto de se cumprirem em ti estas palavras: Glorificai e trazei a Deus em vosso corpo; bem como manifeste-se a vida de Jesus em vós (1Cor 6,20). Não somente és para o Filho de Deus, mas nele deves existir como os membros, na cabeça. Tudo quanto há em ti, nele tem de ser inserido, e deves receber dele a vida e ser por ele guiado. Não terás vida verdadeira, a não ser nele, única fonte da verdadeira vida. Fora dele só encontras morte e perdição. Seja ele o único princípio de teus movimentos, ações e forças de tua vida. Dele e para ele tens de viver para realizares as palavras: Nenhum de nós vive para si ou para si morre; se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Vivos ou mortos somos do Senhor. Para isto Cristo morreu e ressuscitou, para ser o Senhor dos vivos e dos mortos (Rm 14,7-9). És enfim um só com Jesus, como os membros são uma só coisa com a cabeça. Portanto deves ter com ele um só espírito, uma só alma, uma vida, uma vontade, uma intenção, um só coração. E ele será teu espírito, coração, amor, vida, e tudo o que é teu. Para os cristãos estas grandes realidades têm origem no batismo. Mas aumentam e se fortalecem pela confirmação e boa prática das outras graças de que Deus lhes dá participarem. E tudo isto ele aperfeiçoa principalmente pela santa eucaristia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário