Segunda leitura
Do Tratado sobre o Reino de Jesus, de São João Eudes, presbítero
(Pars 3,4: Opera omnia 1,310-312)
(Séc. XVII)
O mistério de Cristo em nós e na Igreja
Cabe-nos imitar e completar em nós os estados e
mistérios de Cristo e pedir-lhe continuamente que os leve a termo e os perfaça
em nós e na Igreja inteira.
Porque os mistérios de Jesus ainda não estão
totalmente levados à sua perfeição e realizados. Na pessoa de Jesus, sim, não,
porém, em nós, seus membros, nem na Igreja, seu Corpo místico. Por querer o
Filho de Deus comunicar, estender de algum modo e continuar seus mistérios em
nós e em toda a sua Igreja, determinou tanto as graças que nos concederá,
quanto os efeitos que quer produzidos em nós por esses mistérios. Por esta
razão deseja completá-los em nós.
Por isso, São Paulo diz que Cristo é completado na
Igreja e que todos nós colaboramos para sua edificação e para a plenitude de
sua idade (cf. Ef 4,13), isto é, a idade mística que tem em seu Corpo
místico, mas que só no dia do juízo será plena. Em outro lugar, diz o mesmo
Apóstolo que completa em sua carne o que falta aos sofrimentos de Cristo (cf.
Cl 1,24).
Deste modo, o Filho de Deus decidiu que seus estados e
mistérios seriam completados e levados à perfeição em nós. Quer levar à perfeição
em nós o mistério de sua encarnação, nascimento, vida oculta, quando se forma e
renasce em nossa alma pelos sacramentos do santo batismo e da divina eucaristia
e nos dá vivermos a vida espiritual e interior, escondida com ele em Deus
(Cl 3,3).
Quer ainda levar à perfeição em nós o mistério de sua
paixão, morte e ressurreição que nos fará padecer, morrer e ressurgir com ele.
E, finalmente, quer completar em nós o estado de vida gloriosa e imortal,
quando nos fará viver com ele e nele a vida gloriosa e perpétua nos céus. Assim
quer consumar e completar seus outros estados, outros mistérios em nós e em sua
Igreja; deseja comunicá-los a nós e partilhá-los conosco e por nós continuá-los
e propagá-los.
Assim, os mistérios de Cristo não estarão completos
antes daquele tempo que marcou para o término destes mistérios em nós e na
Igreja, isto é, antes do fim do mundo.
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