Segunda leitura
Das Homilias sobre Mateus, de São João Crisóstomo, bispo
(Hom. 33,1.2: PG 57,389-390)
(Séc. IV)
Se somos ovelhas, vencemos; se formos lobos, somos vencidos
Enquanto somos ovelhas, vencemos e ficamos por cima,
seja qual for o número dos lobos que nos rodeiam. Se, ao contrário, formos
lobos, seremos vencidos; não teremos a ajuda do pastor. Pois este apascenta
ovelhas, não lobos; abandonar-te-á e te deixará, porque não lhe dás ocasião de
mostrar seu poder.
O que o Senhor quer dizer é isto: Não fiqueis
perturbados quando, ao vos enviar para o meio dos lobos, eu vos ordeno ser como
ovelhas e pombas. Eu vos poderia proporcionar o contrário: enviar-vos sem mal
algum em vista, sem vos sujeitar ao lobo qual ovelha, porém, tornar-vos mais
terríveis do que leões. Convém que seja assim. Isto vos fará mais refulgentes e
proclamará meu poder. Dizia o mesmo a Paulo: Basta-te minha graça, pois a
força se realiza na fraqueza (2Cor 12,9). Fui eu mesmo que estabeleci isto
para vós. Ao dizer, pois: Eu vos envio como ovelhas (Lc 10,3),
subentende: Não desanimeis por este motivo; eu sei, certamente, eu sei que
assim sereis invencíveis.
Em seguida, para que não viessem a pensar que poderiam
conseguir algo por si mesmos, sem demonstrar que tudo vem da graça, e, assim,
não julgassem ser coroados sem méritos, diz: Sede prudentes como serpentes e
simples como pombas (Mt 10,16). Que vantagem terá nossa prudência entre
tantos perigos? dizem eles. Como poderemos ter prudência, sacudidos por tantas
ondas? Por maior que seja a prudência que uma ovelha possua, no meio de lobos,
e de tão grande número de lobos, que poderá fazer? Seja qual for a simplicidade
de uma pomba, que lhe adiantará, diante de tantos gaviões ameaçadores? Para
aqueles que não entendem, nada certamente. Para vós, porém, será de muito
proveito.
Mas vejamos a prudência que aqui se exige: a da
serpente. Esta expõe tudo, até mesmo se lhe cortam o corpo, não se defende,
contanto que proteja a cabeça. Assim também tu, diz ele, à exceção da fé,
entrega tudo: dinheiro, corpo, até mesmo a vida. A fé é a cabeça e a raiz;
salva esta, tudo o mais que perderes, recuperarás depois ao dobro. Por isso,
não ordenou ser só simples, nem só prudente; mas uniu as duas coisas, a fim de
serem verdadeiramente uma força. Ordenou a prudência da serpente para não
receberes golpes mortais; e a simplicidade da pomba, para não te vingares dos
que te fazem o mal nem afastares por vingança os perseguidores. Sem ela, de
nada vale a prudência.
E não pense alguém ser impossível cumprir este
preceito. Mais do que todos, conhece ele a natureza das coisas; sabe que a
ferocidade não se aplaca com a ferocidade, mas com a brandura.
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