Segunda leitura
Dos Comentários sobre os Salmos, de Santo Agostinho, bispo
(Ps 47,7: CCL 38,543-545)
(Séc. V)
Vinde, subamos ao monte do Senhor
Tal como ouvimos, assim vimos (Sl 47,9). Ó Igreja feliz! Em certo tempo ouviste, em outro tempo viste. Ouviu em promessas, vê na realização; ouviu na profecia, vê no Evangelho. Tudo quanto agora se cumpre foi antes profetizado. Levanta os olhos e lança um olhar sobre o mundo. Contempla a herança até os confins da terra. Vê já se realizando aquilo que foi dito: Adorá-lo-ão todos os reis da terra, todas as nações o servirão (Sl 71,11). Vê já realizado o que se disse: Eleva-te acima dos céus, ó Deus, e tua glória sobre a terra inteira (Sl 107,6). Vê aquele de pés e mãos fixos por pregos, cujos ossos, pendendo do lenho, foram contados, lançada a sorte sobre sua túnica. Vê reinando aquele que viram perdendo; vê assentado no céu aquele que desprezaram andando na terra. Vê desde então cumprir-se: Lembrar-se-ão e se converterão para o Senhor todos os extremos da terra; adorarão em sua presença todos os povos (Sl 21,28). Ao ver tudo isto, exclama jubilosa: Tal como ouvimos, assim vimos (Sl 47,9).
É justo chamar assim a própria Igreja dos gentios: Ouve, filha, e vê e esquece teu povo e a casa de teu pai (Sl 44,11). Ouve e vê: ouves primeiro o que não vês, verás depois aquilo que ouviste. Um povo que eu não conhecia pôs-se a meu serviço, mal me ouviu, obedeceu-me (Sl 17,44-45). Se com ouvidos obedientes me obedeceu, quer dizer que não viu. E o que significa: Aqueles aos quais não fora anunciado, verão; e aqueles que não ouviram entenderão? (Is 52,15). Aqueles a quem tinham sido enviados os profetas, os que anteriormente não puderam ouvi-los, foram depois os primeiros a ouvir e entender, e encheram-se de admiração. Restam aqueles aos quais foram enviados, que possuem livros, mas não compreendem a verdade; têm as tábuas da Aliança, e não possuem a herança. Mas nós, tal como ouvimos, assim vimos.
Na cidade do Senhor dos exércitos, na cidade de nosso Deus (Sl 47,9). Ali ouvimos, ali também vimos. Deus fundou-a para a eternidade (Sl 47,9). Não se exaltem os que dizem: Aqui está Cristo, está ali. Quem diz: Eis que aqui está, eis ali, acena com várias partes. Deus prometeu a unidade. Os reis aliaram-se, não se dissiparam em facções (cf. Sl 47,5). Mas talvez com o tempo venha a ser destruída esta cidade que contém o mundo. De modo algum: Deus fundou-a para a eternidade. Se Deus a fundou para a eternidade, por que temes que caia seu sustentáculo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário