Segunda leitura
Início do Tratado sobre os Mistérios, de Santo Ambrósio, bispo
(Nn. 1-7: SCh 25 bis, 156-158)
(Séc. IV)
Catequese sobre os ritos anteriores ao batismo
Tivemos diariamente sermões sobre a
conduta moral, quando foram lidos os atos dos patriarcas ou os preceitos do
livro dos Provérbios. Assim instruídos, vos acostumaríeis a andar pelas vias
dos antepassados, a pôr-vos no mesmo caminho e a obedecer às divinas
escrituras. Uma vez renovados pelo batismo, viveríeis da maneira conveniente a
cristãos.
Agora, já é tempo de falar sobre os
mistérios e manifestar o conteúdo dos sacramentos. Antes do batismo, se
pensássemos em insinuá-los a não iniciados, julgaríamos trair mais do que
entregar. E também porque em pessoas sem idéia preconcebida, a luz dos
mistérios se difunde melhor do que se precedida por alguma palavra.
Abri, pois, os ouvidos e senti o bom odor
da vida eterna que se desprende para vós do dom dos sacramentos. Era isso que
vos dávamos a conhecer, quando no momento do mistério da abertura
dissemos: Efetha, isto é, abre-te, de modo
que cada um que se aproximava da graça sabia o que lhe interrogariam e devia
lembrar-se da resposta pronta. Cristo realizou este mistério, como lemos no
evangelho, ao curar o surdo-mudo.
Em seguida, abriu-se para ti o santo dos
santos e entraste no santuário do novo nascimento. Lembra-te da pergunta que te
fizeram, reconhece o que respondeste. Renunciaste ao diabo e às suas obras, ao
mundo e a suas pompas e delícias. Tua palavra está guardada não no túmulo dos
mortos, mas no livro dos vivos.
Ali viste o levita, viste o sacerdote,
viste o sumo-sacerdote. Não dês atenção aos indivíduos, mas à graça dos
ministérios. Na presença de anjos falaste, como está escrito. Os lábios
do sacerdote guardam a ciência e busca-se de sua boca a lei, porque é um anjo
do Senhor onipotente. Não há ocultar, não há negar; é anjo quem anuncia
o reino de Cristo, a vida eterna. Não leves em conta a aparência, mas o múnus.
Atende àquilo que te entrega, pondera seu cargo e reconhece sua dignidade.
Tendo, pois, entrado, para veres teu
adversário a quem julgaste dever renunciar frontalmente, tu te voltaste para o
Oriente; quem renuncia ao demônio, converte-se para Cristo, contempla-o em
face.
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