Segunda leitura
Dos Sermões do Bem-aventurado Isaac, abade do Mosteiro de Stella
(Sermo 42: PL 194,1831-1832)
(Séc. XII)
O primogênito de muitos
irmãos
Como a cabeça e o corpo formam um só homem, assim o Filho da Virgem e seus membros escolhidos formam um só homem e um só Filho do homem. Cristo completo e total, como diz a Escritura, é cabeça e corpo. Com efeito, todos os membros juntos constituem um só corpo que, unido à sua cabeça, forma um só Filho do homem. Este, pela sua união com o Filho de Deus, forma um só Filho de Deus, o qual, pela sua união com Deus, forma um só Deus.
Conseqüentemente, todo o corpo
com a cabeça é Filho do homem, é Filho de Deus, é Deus. Por isso se diz no
Evangelho: Quero, Pai, que assim como eu e tu somos um, também eles
sejam um em nós (cf. Jo 17,21). Vemos que, segundo esse famoso texto
da Escritura, não existe o corpo sem a cabeça nem a cabeça sem o corpo; nem
Cristo total, cabeça e corpo, sem Deus.
Tudo isto, portanto, pela sua
união com Deus é um só Deus. O Filho de Deus, porém, está unido com Deus por
natureza. O Filho do homem está unido com o Filho de Deus numa só pessoa; por
sua vez, os membros do seu corpo estão unidos com ele sacramentalmente.
Por conseguinte, os membros
fiéis e espirituais de Cristo, podem afirmar de si, com toda verdade, aquilo
que ele é, até mesmo Filho de Deus e Deus. Mas o que ele é por natureza, os
membros são por participação. O que ele é em plenitude, os membros são
parcialmente. O que o Filho de Deus é por geração, os membros são por adoção,
como está escrito: Recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual
todos clamamos: Abá – ó Pai! (Rm 8,15).
Este Espírito deu-lhes
a capacidade de se tornarem filhos de Deus (Jo 1,12), para que o
primogênito de muitos irmãos pudesse ensiná-los a dizer: Pai nosso que
estais nos céus (Mt 6,9). E noutro lugar: Subo para junto do
meu Pai e vosso Pai (Jo 20,17).
Pelo Espírito Santo, o Filho do
homem nasceu da Virgem Maria como nossa cabeça; pelo mesmo Espírito, nós também
renascemos na fonte batismal como filhos de Deus e membros do corpo de Cristo.
E assim como ele nasceu livre de todo pecado, também nós renascemos pela
remissão de nossos pecados.
Assim como na cruz ele tomou
sobre seu corpo de carne os pecados de todo o corpo, do mesmo modo, pela graça
da regeneração, concedeu ao seu corpo espiritual que não lhe fosse atribuído
nenhum pecado, como está escrito: Feliz o homem a quem o Senhor não
acusa de pecado (Sl 31,2). Este homem feliz é, sem a menor dúvida,
Cristo: enquanto cabeça do Cristo místico é Deus e perdoa os pecados; enquanto
cabeça do corpo, é o Filho do homem, nada tendo que se lhe deva perdoar; e
enquanto o corpo da cabeça é formado por muitos, nada se lhe atribui.
Ele é justo em si mesmo e
justifica-se a si mesmo. Ele próprio é Redentor e redimido. Tomou sobre seu
corpo, na cruz, os pecados daquele corpo que ele purifica por meio da água do
batismo, e continua salvando pela cruz e pela água. Ele é o Cordeiro de
Deus que tira, que carrega o pecado do mundo (Jo
1,29). Ele é ao mesmo tempo sacerdote e vítima do sacrifício. Ele é Deus que,
oferecendo-se a si mesmo, por si reconciliou-se consigo mesmo, com o Pai e com
o Espírito Santo.
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