Quinta-feira da 1ª semana do Tempo Comum
Do Discurso contra os gentios, de Santo Atanásio, bispo
(Nn. 40-42: PG 25,79-83)
(Séc. IV)
O Verbo do Pai tudo orna, dispõe e contém
O
Pai santíssimo de Cristo – sem comparações mais excelente do que toda a
criatura – como ótimo criador, tudo governa, dispõe e faz
convenientemente o que lhe parece justo, por sua sabedoria e por seu
Verbo, Cristo, nosso Senhor e Salvador. Assim é bom que tudo tenha sido e
venha a ser feito como vemos. Que ele o tenha querido assim, ninguém
pode duvidar. Porque, se o movimento dos seres criados se fizesse
desordenadamente e o mundo girasse ao acaso, com toda a razão se negaria
crédito ao que declaramos. Mas, se com medida, sabedoria e ciência o
mundo foi criado e enriquecido de toda beleza, não há como fugir que
este criador e aperfeiçoador é o próprio Verbo de Deus.
Afirmo
que o Verbo do Deus do universo e de todo o bem é o Deus vivo e eficaz
que existe por si próprio. Distinto de todo o criado, ele é o próprio e
único Verbo do Pai de bondade, por cuja providência o mundo inteiro, por
ele feito, é iluminado. Ele, que é o bom Verbo do bom Pai, estabeleceu a
ordem de todas as coisas, uniu entre si os contrários, compondo assim
grande harmonia. Este único e unigênito é Deus: a bondade que procede do
Pai, como de fonte do bem, e adorna, dispõe e mantém todo o universo.
Aquele
que por seu eterno Verbo tudo fez, fazendo existir as criaturas cada
qual conforme a própria natureza, não permitiu que elas se movessem
arbitrariamente, a fim de que não retornassem ao nada; por isso, ele,
que é o bem, por meio do seu Verbo, Deus como ele, governa e conserva
toda a criação. Deste modo, a criação, iluminada pelo governo,
providência e administração do Verbo, pode permanecer firme e manter-se
coesa. Portanto, a criação, obra do Verbo do Pai – Verbo que é o próprio
ser – dele participa e é por ele auxiliada, a fim de não cessar de
existir, o que aconteceria, caso não fosse guardada pelo Verbo, que é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criatura.
Por ele e nele tudo existe, tanto as coisas visíveis quanto as
invisíveis. Ele é também a cabeça da Igreja, como ensinam os ministros
da verdade nas Sagradas Escrituras.
Por
conseguinte, este todo-poderoso e santíssimo Verbo do Pai, penetrando em
tudo, desdobra por toda a parte as suas forças, e ilumina todas as
coisas visíveis e invisíveis. Em si mesmo contém e abraça todas, de modo
que não deixa nada alheio a seu poder, mas em tudo e por tudo, a cada
um em particular e a todos em conjunto concede a vida e a proteção.
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